Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Segunda, 31 de Mai de 2021, 17h56 | Última atualização em Segunda, 31 de Mai de 2021, 17h56 | Acessos: 993

Instalado em 27 de abril de 1981, em parte de um Próprio Nacional Residencial do Comando da 2ª Região Militar (2ª RM), o então Centro de Processamento de Dados Nº 2 (CPD/2) foi criado pelo decreto nº 81.204, de 11 de janeiro de 1978, tendo como primeiro chefe o Tenente-Coronel de Infantaria QEMA Gualter Veras Junior. A Unidade recém criada passou então a realizar os trabalhos de Processamento Automático de Dados, Organização e Métodos, missão anteriormente atribuída à Seção de Atividades Técnicas da 2ª Região Militar. Ainda no ano de sua instalação, o CPD/2 passou a gozar de autonomia administrativa, concedida pelo Diretor de Economia e Finanças da época.

Com o intuito de permitir o intercâmbio de experiências na área de processamento de dados e tratamento de informações, o CPD/2, por intermédio da 2ª RM, firmou convênio com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP), tendo como foco principal as atividades desenvolvidas para o treinamento e desenvolvimento de recursos de atividades humanas, atividades técnicas e processamento de dados e assessoramento técnico e administrativo.

No dia 31 de agosto de 1981 aconteceu a mudança de instalações da Unidade, do Quartel General do Comando da 2ª Região Militar, para uma sede própria, localizada à Rua Independência, número 632, bairro do Cambuci, cidade de São Paulo, onde se encontra até os dias atuais.

Em 1983, o Decreto nº 88.501, de 12 de julho daquele mesmo ano, alterou a denominação da Unidade, de Centro de Processamento de Dados Nº 2, para Centro de Informática Nr 2 (CInfor/2).

Em 01 de julho de 1997, pela Portaria nº 140, de 14 de março daquele mesmo ano, o CInfor/2 recebeu nova denominação, passando a se chamar, a partir daquela data, 3º Centro de Comunicação e Telemática de Área, o que foi novamente alterado pela Portaria nº 131, de 13 de março de 1998, momento em que a Unidade recebeu a denominação atual de 3º Centro de Telemática de Área (3º CTA).

Atualmente, o 3º CTA é um órgão de execução do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), e presta apoio de tecnologia da informação e das comunicações às Organizações Militares sediadas na área do Comando Militar do Sudeste.

registrado em:
Fim do conteúdo da página